Vedação de Borracha

Tel.: (11) 4441-4388

[email protected]

As vedações técnicas, ou os chamados vedantes possuem uma série de formatos. Podem ser desde uma arruela em borracha como um retângulo que se encaixa em uma cavidade fornecendo apoio e fazendo a vedação, quer seja da pressão do ar (vácuo) quer da necessidade de vedar óleo, cabines de jateamento ou equipamentos para ensaios de laboratório.

As vedações técnicas em borracha oferecem versatilidade, baixo custo de manutenção e praticidade na aplicação nos mais variados projetos. E por conta de suas próprias características  torna as vedações técnicas (vedantes). Quando falamos de vedações podemos utilizar uma série de materiais (elastômeros) que vão atender aos mais exigentes critérios de trabalho dado o conhecimento de sua aplicação.

Seguem alguns materiais e suas características para a utilização em tais artefatos de borracha.

NATURAL NR – que se mostra uma boa opção da um artefato que trabalhará sob condições normais, ou seja, não entrará em contato com agentes químicos, óleos, graxas, nem altas ou baixas temperaturas. Em vista de suas propriedades ela possui valores muito interessantes do ponto de vista tecnológico, especialmente por sua resistência a tração combinada com uma boa elasticidade , boa resistência ao calor até 90°, boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -50°C. A borracha natural ainda apresenta excelente resistência a fadiga e à propagação de fendas, elevada resiliência, boa adesão metal borracha.

Vedações em NEOPRENE CR – Tal elastômero possui excelentes qualidades como a resistência ao gás e ao ozônio bem como a agentes químicos de envelhecimento. Alem disso o NEOPRENE tem excelentes características mecânicas e de elasticidade sob baixas temperaturas (cerca de -40° C) e baixa tendência a inflamar e é resistente a temperaturas que podem chegar a 120° C, mas resistem a tal temperatura em intervalos breves.

Vedações em POLIACRILATO ACM – É um tipo de borracha indicado para aplicações com elevados requisitos de resistência ao calor e ao óleo. Para se ter uma idéia podem estar em serviço continuo a temperaturas que variam entre 150° C a 175° C por períodos curtos. Tem uma excelente resistência ao ozônio e oxigênio. Tem uma boa resistência a óleos com enxofre aditivados. No entanto tem má resistência a água.

Vedações em VITON – É um elastômero muito utilizado para artefatos de borracha que necessitam trabalhar com temperaturas muito elevadas em processos industriais. Alem de ter alta resistência a temperaturas altas, o VITON também é muito resistente agentes químicos. É um material reconhecido por resistir bem a ácidos concentrados, ácido nítrico e sulfúrico, bem como ao ácido cítrico e alguns tipos de óleos graxas e derivados. É notavelmente um tipo superior de elastômero em comparação a vários outros tipos de borracha.

Batentes em NITRILICA NBR – Tal elemento de borracha possui qualidades também muito peculiares, sendo esse um elastômero que oferece um bom equilíbrio entre a resistência a baixas temperaturas (entre -10°C e -50°C), aos combustíveis e aos solventes. Somando a essas características também temos a boa resistência a altas temperaturas bem como a abrasão, tornando assim a nitrilica muito indicada para as mais variadas aplicações. Ela também possui boa resistência à fadiga dinâmica bem como a baixa permeabilidade ao gás e a possibilidade de ser misturada com materiais como o PVC.

Conheça também nossas vedações de borracha ou Acoplamentos de borracha.

SigBorrachas - Peças de Borracha sob encomenda

Tel.: (11) 4441-4388

[email protected]achas.com.br